Translate

segunda-feira, 2 de junho de 2014

SEMENTEIRA OU GERMINADOR

O Germinador deve ser instalado no viveiro em local de fácil acesso, em solo bem drenado o mais próximo possível do viveiro, para que as plântulas sejam repicadas o mais rápido possível após o arranquio das mesmas do canteiro. 

Os canteiros devem ter uma largura não superior a 1,30m para facilitar o trabalho e separados de maneira que facilite o trânsito de pessoas que neles irão trabalhar.

É importante que o germinador seja bem cercado para que animais não atrapalhem a germinação ou que caminhe sobre ele, ocasionando danos e prejuízos.

A viabilidade da semente tem muita influencia sobre o que aconteceu com a planta mãe no decorrer da fase reprodutiva. Se a Planta mãe sofreu algo que afetou a fotossíntese, não teve a produção de carboidrato o suficiente para "alimentar" a semente, sendo assim, afetará a viabilidade da semente, reduzindo a taxa de germinação.

O Brilho e o peso são características de boa semente. A semente da seringueira, ao contrário de outras espécies vegetais, necessita de alta umidade para a manutenção da viabilidade do embrião durante o armazenamento. Na realidade, verifica-se que sementes coletadas adequadamente apresentam taxas de germinação entre 60-80%, quando postas a germinar imediatamente após a queda. Quanto maior o tempo decorrido entre a queda e a semeadura, menor será essa taxa.

Os clones mais utilizados para a formação de porta enxerto são Tjir 1, Tjir16, GT1, PB235, IAN 873, dos quais o GT1 é o que tem maior procura.




PREPARO DO GERMINADOR


GERMINADOR PRONTO


PORTA-ENXERTOS PRONTOS PARA A REPICAGEM




Para mais informações acessem o site do Instituto Agronômico (IAC) clicando no link abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário